Atualize seu navegador!
Quem Somos

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

 

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Guaíra foi fundada em 06 de dezembro de 1976, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial, promocional, educacional e saúde, com o objetivo de oferecer aprendizagem, convívio e desprendimento às pessoas com deficiência.

A missão da APAE de Guaíra é promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio a família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. Atua com certificados de Utilidade pública federal, estadual e municipal, inscrições no CMDCA e CMAS, certificado do CEBAS.

Atendemos atualmente cerca de 150 usuários à partir de 3 meses, sendo eles pessoas com deficiência intelectual, autismo,  bem como  pessoas com deficiência múltipla associada à deficiência intelectual, oferecendo atendimento de acordo com suas necessidades, visando seu desenvolvimento de forma global, através de atendimento interdisciplinar,  em Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Espporte.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guaíra é composta por uma Diretoria Executiva Voluntária (Presidente, Vice-Presidente, 1º Tesoureiro, 2º Tesoureiro, 1º Secretário e 2º Secretário),  Conselho Administrativo e Fiscal e Produradores Juridicos. Tendo um quadro de funcionários composto de: Diretor Técnico, Pessoal administrativo, Equipe Interdisciplinar: Dentista, Nutricionista, Coordenador Pedagógico, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Médicos (Pediatra, Neurologista e Psiquiatra), Terapeuta Ocupacional, Nutricionistas e Assistente Social, Professores, Educadores, Cuidadores e Equipe de Apoio (Cozinheiras, Serventes, Motoristas e Serviços Gerais).

A APAE de Guaíra tem sido um agente de mudanças para que a Pessoa com Deficiência tenha uma maior qualidade de vida. Associadas com o envolvimento de suas famílias e uma perspectiva completa à escolarização e os princípios de inclusão social em sua plenitude.

Nossos principais parceiros são o poder público nas três esferas e a Sociedade Civil em geral. Recebemos verba Municipal (Assistência e Educação), Estadual (Educação) e Federal (Assistência), através de projetos. Um de nossos projetos, “Canto com Encanto”, é patrocinado totalmente pela sociedade civil. Dentre nossas fontes de recursos também estão incluídas Doações, Promoções, Campanhas e Eventos.

No ano de 2009, a APAE de Guaíra em parceria com a Petrobras, criou o CEAPIES (centro especializado de apoio a inclusão escolar), projeto que em 2010 alcançou o seu maior objetivo. Em parceria com a Educação Municipal, a entidade incluiu 40 crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, no ensino fundamental da rede comum de ensino, que continuam freqüentando a entidade através do AEE (atendimento educacional especializado) no contra-turno em salas de recurso e recebendo o atendimento interdisciplinar da área de saúde.

Através do projeto Arte da Superação (financiado pelo Doe do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), assegurou a inclusão de 90 pcds na comunidade por meio de ações culturais que resultam em maior integração com  a comunidade e desenvolveu habilidades dos atendidos. No projeto Bem me quer (continuidade de projeto fianciado pela Petrobrás, hoje com recursos prórpios) ocorreu o fortalecimento das famílias e a redução dos desgastes vividos pelas famílias. No projeto de esporte desenvolveu-se as habilidades esportivas e possibilitou a formação de atletas campeões  nos jogos em que participaram.

Os parceiros da instituição a Prefeitura do Municipio de Guaíra através das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Esporte. O CMDCA, a Secretaria Estadual de Educação, a Petrobrás, o CONDECA, A Usina Colorado, a Usina Guaíra, a Campofert, a Transportadora Aguetoni, a SOGUBE, o SOS e o Orbis Clube.